top of page

O que é a Psicoterapia EMDR?

Em 2016, participei como Orador no 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses no Porto, que decorreu entre 28 de Setembro a 1 e Outubro de 2016. Na qualidade de Presidente do Comité de Pratica Clínica, tive a oportunidade de representar a Associação EMDR Portugal, e de apresentar duas comunicações sobre a Psicoterapia EMDR; Uma das comunicações foi sobre o que consiste esta Psicoterapia EMDR e a outra comunicação foi apresentar dois casos clínicos (Dois clientes com luto patológico) que foram 2 casos de sucesso que trabalhei na clínica com o recurso à Psicoterapia EMDR.



O que é a Psicoterapia EMDR.


A Psicoterapia EMDR é considerada uma Psicoterapia Neuropsicológica e Focal de última geração (3.ª Geração). EMDR quer dizer Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou seja Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. A Psicoterapia EMDR, após a Consulta Clinica inicial, procura focar-se num ou em vários focos relacionados com o trauma e/ou nas experiências de vida negativas e invocar as memórias que lhe estejam associadas, através da estimulação bilateral (visual, táctil e/ou sonora) a fim de poderem ser reprocessadas e integradas de outra forma.


Esta abordagem em que se baseia a Psicoterapia EMDR assenta no modelo do Processamento Adaptativo da Informação, e preconiza que muita da psicopatologia (doenças psicológicas) deriva de uma desadaptada codificação ou de um processo incompleto do acontecimento traumático ou de experiências de vida perturbadoras. Isto impossibilita que o cliente consiga integrar essas experiências de uma forma adaptativa.


Esta abordagem terapêutica assenta em experiências alvo do passado, disparadores no presente, e desafios potenciais no futuro, resultando numa remissão e/ou alívio dos sintomas presentes, numa diminuição dos níveis de Stresse devidos à memória perturbadora, melhoria do Self (Ego), alívio de perturbações corporais e também na resolução de disparadores no presente e futuros (Shapiro,2001).



Indicações Terapêuticas da Psicoterapia EMDR


Ainda que numa fase inicial dos anos 80 e 90 a Terapia EMDR fosse utilizada em militares com Traumas de Guerra, é utilizada também para as situações Traumáticas decorrentes de outros potenciais traumas como em desastres, acidentes de trabalho, acidentes de viação, assaltos, abusos sexuais, e violência;


Os estudos têm vindo a demonstrar cientificamente que a Psicoterapia EMDR tem eficácia num leque variado de situações e problemáticas como no Luto e Depressão, resultante da morte de colega profissional, familiar ou amigo, separação/divórcio, e situações de doença crónica;


A Psicoterapia EMDR é muito usada na Ansiedade Generalizada bem como em várias Fobias e Ataques de Pânico. É também empregue nas Dependências Químicas e Adições (Álcool, Droga, Tabagismo e Jogo);


E por outro lado, a Psicoterapia EMDR contribui para melhorar o Desempenho Pessoal, Académico, Profissional e Desportivo e permite a Instalação de Recursos Positivos na Pessoa, aumentando a sua autoconfiança e a auto-estima e sobretudo, ajudando a desbloquear muitas situações emocionais causadoras de conflito e sofrimento.


Aviso esta Psicoterapia só pode ser realizada por Psicólogos e Psiquiatras com formação em Psicoterapia EMDR e inscritos na Associação EMDR Portugal e também na respectiva Ordem dos Psicólogos ou Ordem dos Médicos. Procurem apenas Terapeutas Certificados que estejam inscritos na Associação EMDR Portugal. Esses serão os que estão autorizados a fazer Psicoterapia EMDR em Portugal, de acordo com as normas Europeias, querendo isso dizer que fazem supervisão dos seus casos clínicos e têm formações avançadas na Associação EMDR Portugal.


Consulte o Diretório dos Terapeutas Acreditados e Certificados em Psicoterapia EMDR pela Associação Europeia e Associação EMDR Portugal: http://www.emdrportugal.pt/terapeutas-certificados-pela-emdr-europa-e-emdr-portugal/








bottom of page