top of page

Reconhecimento e Recomendações Internacionais para a Psicoterapia EMDR

Recomendações Internacionais (Guidellines) à Terapia EMDR

A Psicoterapia EMDR é recomendada, entre outras, pela American Psiquiatry Association, American Psychological Association, European Society for Traumatic Stress Studies, United Kingdom Departemnt of Heatlh e pelo National Institute for Clinical Excellence, para as várias situações potencialmente traumáticas. Em 2011 o SAMHSA (Substance Abuse and Mental Health Services)/Administration National Registry of Evidence-based Programs and Pratices, refere a Terapia EMDR enquanto evidencia clinica no tratamento da PTSD e nos sintomas da ansiedade e depressão. Referindo ainda que a Psicoterapia EMDR é a melhor no funcionamento da saúde mental.


Também em 213, a Organização Mundial de Saúde, reconheceu e recomendou a Psicoterapia EMDR, veja aqui o link :


http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2013/trauma_mental_health_20130806/fr/


A Psicoterapia EMDR é considerada uma Psicoterapia Neuropsicológica e Focal de última geração (3.ª Geração). EMDR quer dizer Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou seja Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular.


A Psicoterapia EMDR, após uma Consulta Clínica inicial, procura focar-se num ou em vários focos relacionados com o trauma e/ou nas experiências de vida negativas e invocar as memórias que lhe estejam associadas, através da estimulação bilateral (visual, táctil e/ou sonora) a fim de poderem ser reprocessadas e integradas de outra forma.


Esta abordagem em que se baseia a Psicoterapia EMDR assenta no modelo do Processamento Adaptativo da Informação, e preconiza que muita da psicopatologia (doenças psicológicas) deriva de uma desadaptada codificação ou de um processo incompleto do acontecimento traumático ou de experiências de vida perturbadoras. Isto impossibilita que o cliente consiga integrar essas experiências de uma forma adaptativa.


Vejam um pequeno video sobre o funcionamento da Psicoterapia EMDR para um caso de uma fobia.

Em Portugal, só os Psicólogos Clínicos e Médicos Psiquiatras estão habilitados a poderem fazer formação em Psicoterapia EMDR. E, só os Psicoterapeutas e Terapeutas certificados em Psicoterapia EMDR pela EMDR Europe Association, Associação Iberoamérica de EMDR e/ou Associação EMDR Portugal podem trabalhar neste modelo Psicoterapêutico, estando obrigatoriamente inscritos na Associação EMDR Portugal e na Ordem dos Psicólogos ou Ordem dos Médicos. Consulte a lista de Terapeutas Autorizados e Certificados em Portugal

Para mais informações contacte-me 92 90 60 340 ou no meu site www. 1000stresse.wix


bottom of page