Saber Lidar com o Stresse Ocupacional passa também por aprender a fazer uma Gestão Positiva do Stres
http://www.dn.pt/sociedade/interior/cientistas-querem-perceber-melhor-o-stresse-no-local-de-trabalho-5001957.html
Eu pessoalmente, enquanto Psicólogo Especialista em Saúde Ocupacional, reitero que devemos Saber Lidar com o Stresse Ocupacional e isso passa também por aprender a fazer uma Gestão Positiva do Stresse. E citando a Agencia Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, que refere " Cerca de metade dos trabalhadores europeus considera o Stresse uma situação comum no local de trabalho, que contribui para cerca de 50% dos dias de trabalho perdidos. À semelhança de muitas outras questões relacionadas com a saúde mental, o Stresse é frequentemente objeto de incompreensão e estigmatização."
Eu reitero que devemos Saber Lidar com o Stresse Ocupacional e isso passa também por aprender a fazer uma Gestão Positiva do Stresse. Mais, digo até que os livros durante a escolaridade obrigatória deveriam conter informação para os estudantes saberem como lidarem com o Stresse e ainda, quiçá, existir uma disciplina sobre este tema e outros na área da prevenção como a alimentação, a atividade física para evitar desperdiçar milhares de milhões de euros perdidos em acidentes de trabalho, obesidade, diabetes e doenças cardíacas entre outras.
O Artigo do DN:
Como vive o seu local de trabalho? Um grupo de investigadores portugueses quer saber.
Para estudar o stress e as pressões no local de trabalho, um grupo de investigadores portugueses lançou um inquérito abrangente destinado a qualquer pessoa que esteja empregada.
A iniciativa está a ser realizada no âmbito de um protocolo com o projeto canadiano Guarding Minds @ Work (GM@W, ou protegendo mentes no trabalho, em tradução literal).
O questionário dos investigadores portugueses José Magalhães, Victoria Paul e Nuno Terenas está disponível online para ser realizado por qualquer pessoa que queira realizá-lo, através desta ligação. Segundo os investigadores, o inquérito leva aproximadamente 20 minutos a realizar.
O objetivo é perceber melhor, junto da população portuguesa, qual a situação no que toca à prevalência dos efeitos negativos do stress e das pressões psicológicas no local de trabalho. Com a situação mais bem estudada, será possível desenvolver estratégias para preservar a saúde mental no trabalho.
Em comunicado, os investigadores destacam que "cerca de 22% dos trabalhadores da União Europeia (em Portugal são cerca de 28%) estão afetados pelas consequências negativas do stress (representam 40 milhões de profissionais de todas as atividades)".