Stresse a mais para pilotos da aviação!! Incidente ocorreu a 700 metros de altitude! Agora que não
Podemos ler no https://ionline.sapo.pt/567878
Provavelmente, serão cada vez mais, os quase incidentes com Drones nos céus. Por isso, considero que as vendas de Drones deviam exigir um registo oficial e nacional, incluindo a obrigatoriedade de apresentarem um registo Criminal limpo bem como terem lições e uma Licença de utilização e ou os Drones vendidos avulso não poderem elevar-se acima dos 20 mts!!!. Qualquer pessoa, mal intencionada poderá por em riscos ou mesmo contribuir deliberadamente para que centenas de passageiros possam perecer e ainda sair incólume do processo e a culpa morrer solteira.
Incidente ocorreu a 700 metros de altitude
Um avião da TAP, com cerca de 130 passageiros, cruzou-se esta quarta-feira à noite com um drone, a 700 metros de altitude, quando se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa, adiantou fonte do setor aeronáutico à Agência Lusa.
O avião vinha de Milão, em Itália, e cruzou-se com o drone no momento em que a aeronave estava à vertical da Ponte 25 de Abril, a poucos minutos de aterrar no Aeroporto Humberto Delgado, segundo as mesmas fontes.
Recorde-se que esta já não é a primeira vez que este tipo de incidente ocorre, uma vez que no dia 1 de junho, um avião que se preparava para aterrar no aeroporto do Porto, quase colidiu com um drone a 450 metros de altitude, obrigando os pilotos da companhia TVF, France Soleila a realizar várias manobras.
Após este incidente, a Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) alertou para os riscos inerentes a estas práticas.
O regulamento da Autoridade Nacional de Aviação Civil - ANAC - proíbe o voo destes aparelhos a mais de 120 metros de altura.